HISTÓRIA
A Escola Municipal Bahia surgiu em virtude do crescimento demográfico do bairro Minerlândia e em consequência de um movimento da Associação Pró-Melhoramento do bairro que doou o terreno à Prefeitura Municipal de Volta Redonda.
O terreno pertencia a Fazenda São Lucas, sendo o seu proprietário Carlos Hassis, conhecido como Alemão.
O bairro foi fundado em 1955 pela firma “Sebastião de Paula Coutinho e Wandir de Carvalho“ .
Devido a um dos fundadores do bairro “Wandir de Carvalho” mineiro de Piquiri, deu-se o nome de ”Bairro Minerlândia” (Miner – Minas) .
Sua construção aqui neste local teve início em 1966 e o Prefeito da época era Dr. João Paulo Pio de Abreu.
Em 18 de Março de 1967 com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro Sr. Geremias Fontes, foi inaugurado o Grupo Escolar Bahia, hoje Escola Municipal Bahia, com a presença do Sr. Prefeito Sávio Cotta de Almeida Gama, Diretor Executivo do PLEP/VR Sr. Luis Gonzaga de Souza Clímaco, a professora Armida Cesnellis, diretora da Pasta Municipal de Ensino, demais autoridades e moradores do bairro.
A escola recebeu este nome em homenagem ao Estado Brasileiro.
As diretoras da Escola Municipal Bahia foram respectivamente as professoras: Marizinha Felix Teixeira de Lima, Rosilda Caramez, Therezinha Duarte Coutinho, Maria José Fonseca de Almeida,Itacy Guelli e atualmente, Marlene Gregório da Silva Netto.
A escola possui um trabalho de Música que tem como responsável e idealizador o Maestro Nicolau Martins de Oliveira, sendo pioneiro na Escola Municipal Bahia, e a Maestrina Sarah Higino que é responsável pela musicalização e Coro Infantil.
A escola se localiza à Rua Caxambu, nº 173, no Bairro Minerlândia, em Volta Redonda, à 15 minutos do centro da cidade.